Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba, Cidade das Startups

Agência Francesa de Desenvolvimento será parceira do Vale do Pinhão

14/09/2017 17:50:00

Curitiba vai ganhar uma consultoria da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), órgão de fomento do governo francês, para promover o surgimento de startups na região do Vale do Pinhão. Um protocolo de intenções e o anúncio do novo escritório foi firmado entre a Prefeitura e a Agência Francesa, durante encontro do prefeito Rafael Greca com o diretor-geral da AFD, Rémy Rioux, nesta quinta-feira (14/9), no Moinho Rebouças. No evento, o prefeito também lançou o programa Curitiba, Cidade das Startups, para estimular o surgimento de empresas inovadoras.

A AFD vai lançar no mês de outubro uma consultaria curta, de aproximadamente dois meses de duração, visando o mapeamento, a identificação e o diagnóstico das oportunidades de projetos emblemáticos e das políticas públicas eficazes na temática da cidade inteligente e do apoio a inovação. As temáticas serão diversas: governança digital, smart mobility, smart grid, monitoramento vídeo inteligente, distritos de inovação, etc. O estudo será desenvolvido em três cidades brasileiras, sendo Curitiba uma das escolhidas. O consultor vai também fazer propostas sobre a implementação de programas de apoio à inovação “Open Inovation” através de uma política de dados abertos (open Data) e de uma articulação pública intensiva com o setor privado de alto valor agregado no setor das TIC (Tecnologías da Informação e da Comunicação).

Após essa primeira fase de diagnóstico, o consultor deverá ajudar a AFD na formatação e na implementação de um financiamento a fundo perdido proveniente do Tesouro francês, dedicado ao apoio à projetos inovadores e digitais nos espaços urbanos, e visando a mobilização da expertise francesa estabelecida localmente e organizada no French Tech Hub de São Paulo.

As iniciativas de cooperação bilateral, entre cidades, na temática da cidade inteligente, serão também privilegiadas.

A assinatura do protocolo reforça também a relação histórica entre Curitiba e a Agência Francesa que resultou em parcerias de recuperação ambiental, com a despoluição nos parques do Rio Barigui, e de extensão da rede de transporte público (Bus Rapid Transit e Linha Verde).

“Já são mais de dez anos de parceria. Curitiba foi pioneira, foi a primeira cidade no Brasil a receber financiamento da Agência e vamos estreitar ainda mais as relações com a cidade”, comentou Rioux. 

A Prefeitura tem atualmente seis contratos com empresas que estão contemplados no financiamento com a AFD em andamento. Todos têm contrapartida do município. São R$ 43,6 milhões em quatro obras de infraestrutura e mais R$ 738,5 mil em dois projetos de desenvolvimento ambiental. Este programa com a AFD foi assinado em 2010.

Cidade das Startups

Na mesma solenidade, foi lançado o programa Curitiba, Cidade das Startups, que é pioneiro no Brasil e irá promover ações para empresas em fase inicial e também pessoas que queiram desenvolver uma ideia inovadora.

O programa pretende criar uma rede de relacionamento de empresas e ideias de Curitiba e de todo o Brasil e desenvolver capacitações, cursos, interligações, promoções, contato com fundos de investimento, estruturação de espaço físico para desenvolvimento, criação de pitchs (vídeos curto de apresentação).

O cadastro para participar do programa é simples, fácil de preencher e com poucos dados obrigatórios. A estimativa é que mais de 300 empresas em fase inicial de desenvolvimento se cadastrem até o fim do ano. A página do programa está inserida no novo portal do Vale do Pinhão (www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br/startups), que foi desenvolvido pela equipe técnica da Agência Curitiba em conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, sem custo externo.

As atividades que serão desenvolvidas com os participantes do programa seguem um extenso calendário, que será elaborado nos próximos meses em parceria com as secretarias municipais, órgãos do governo do Paraná, Sebrae, Fiep, Sesi, universidades e agências nacionais e internacionais de inovação e desenvolvimento.

Participaram do evento os vereadores Thiago Ferro e Mauro Bobato; o cônsul-geral da França em São Paulo, Brieuc Pont; o diretor adjunto da AFD, David Willecomme; a gerente de Projetos da AFD, Laure Schalchli; o secretário municipal da Comunicação Social, Marcelo Cattani; a presidente do ICS, Dora Pizzatto; o superintendente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Paulo Nauiack; o assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; a admnistradora da Regional Matriz, Guacira Civolani; e o diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484