Prefeitura nos bairros

Administradores fazem transição de serviços após nova configuração das regionais

30/08/2018 17:33:00
principal
  • miniatura

Administradores e técnicos das regionais Portão/Fazendinha e Santa Felicidade se reuniram nesta quinta-feira (30/8) para trocar informações e adequar o atendimento para a nova configuração dos limites das administrações, alterados pelo decreto 844 do prefeito Rafael Greca.

O novo desenho das regionais transferiu a maior parte do bairro Campo Comprido para Portão/Fazendinha. Antes o bairro era atendido pela Regional Santa Felicidade. Já o Tarumã, que pertencia ao Boa Vista, passou a fazer parte da Regional Cajuru.

Em ambos os casos, a mudança facilita o acesso dos moradores aos serviços das ruas da cidadania. O Tarumã fica mais perto da Rua da Cidadania do Cajuru e o Campo da Comprido do equipamento de Santa Felicidade.

A mudança não altera a vida de quem demanda serviços de saúde por exemplo, que deve procurar aqueles que são mais próximos de sua casa, independente de divisão regional.

Transição

“Fizemos um relato das últimas ações realizadas no Campo Comprido para que o novo administrador tome ciência e dê continuidade ao trabalho”, disse Simone Chagas Lima, da Regional de Santa Felicidade.

A discussão envolveu também os responsáveis, nas duas regionais, pelo DMU – Distrito de Manutenção Urbana. As regionais estão cooperando entre si até que as demandas do Campo Comprido registradas na central 156 sejam transferidas para a administração Portão/Fazendinha. “Esta cooperação é permanente, mas neste momento de transição ela será reforçada para atender casos de emergência”, exemplificou Simone.

Para Gerson Gunha, administrador da Regional Portão/Fazendinha, a vinda do Campo Comprido para esta base territorial representa uma antiga aspiração dos moradores, que tinham que se deslocar para outro lado da cidade quando precisavam de um serviço. “Este pedido ficou bem claro nas audiências do Fala Curitiba e agora estamos implantando de forma definitiva”, explicou Gunha.

Com a mudança, a Regional Portão/Fazendinha passará a ter nove bairros: Água Verde Portão, Campo Comprido (Sul), Santa Quitéria, Fazendinha, Seminário, Guaíra, Vila Izabel e Parolin.

Já a parte denominada de Campo Comprido (Norte), cerca de 5% da área do antigo bairro, ficou sob a responsabilidade de Santa Felicidade. A regional inclui o bairro do mesmo nome e ainda o Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.

Tarumã agora é da Regional Cajuru

A outra alteração importante no decreto 844, foi a transferência do bairro Tarumã – antes pertencente à Regional Boa Vista -, para a Regional Cajuru. As administradoras Janaína Gher (Boa Vista) e Adriane dos Santos (Cajuru), já fizeram a reunião de transição.

“Nós fomos visitar a Unibrasil, que fica no Tarumã, e sempre foi uma grande parceira dos projetos da Prefeitura. A Adriane também já está participando das reuniões das associações de bairros e do Conseg Tarumã”, comentou Janaína.

Para facilitar a transição, o Distrito de Manutenção Urbana Boa Vista manteve o atendimento das demandas de serviços do Tarumã até o dia 20 de agosto, até que o Cajuru assumisse os serviços.

“Nós estamos de portas abertas para assumir o Tarumã. A proximidade com a Rua da Cidadania do Cajuru vai facilitar a vida dos moradores. Estou me inteirando das demandas com a comunidade para dar o devido direcionamento”, comentou Adriane Santos, da Regional Cajuru.

Crescimento

Com a incorporação da maior parte do Campo Comprido, a população da Regional Portão terá um acréscimo estimado de 30,3 mil moradores. Irá passar de 184,8 mil para 215,2 mil habitantes, considerando as estimativas populacionais para 2017.

Com a nova formatação, a Regional Cajuru ganhará nove mil moradores, passando 234,2 mil para 243,3 mil habitantes, considerando as estimativas de população para 2017.