Serviço à população

Ação Integrada faz 3.456 atendimentos em dois dias no Tatuquara e Vila 29 de Outubro

24/08/2017 15:44:00

A Ação Integrada realizada pela Prefeitura de Curitiba no Tatuquara, com foco especial na Vila 29 de Outubro, registrou 3.456 atendimentos à população em dois dias, de acordo com levantamento da Administração Regional.

Os serviços e orientações à população foram realizados na Rua da Cidadania, na Unidade de Saúde da Caximba, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Caximba e em um posto avançado na 29 de Outubro, área de ocupação irregular para a qual o prefeito Rafael Greca criou uma força-tarefa multidisciplinar para resolver as pendências do local.

De acordo com o administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva de Lima, o volume de atendimentos foi considerado bom, principalmente porque choveu e fez muito frio nos dias 18 e 19 de agosto.

“A ação mostra que quando se leva atendimento para perto da população ela comparece e usa bem os serviços”, avaliou. “Isso traz retorno imediato na vida das pessoas.”

Um dos casos mais emblemáticos, conta ele, foi um teste que identificou tracoma numa criança. “O pessoal foi investigar a causa e viu que a família inteira estava com o problema”, diz. “Agora, todos estão sendo tratados.”

O tracoma é uma inflamação nos olhos, causada por bactéria, que prejudica muito a visão.  O problema é associado a baixas condições ambientais e socioeconômicas, que é o caso do moradores da Vila 29 de Outubro.

O início da ação integrada foi marcado pela distribuição de cestas básicas, com alimentos e itens de higiene, para 80 famílias que estão em condições mais precárias na vila. Também houve doação de 1.500 peças de roupas e sapatos para população.

Demanda
A área de saúde gerou o maior número de atendimentos da Ação Integrada. A Secretaria Municipal de Saúde atendeu 1.476 pessoas.

Além do posto avançado da Vila 29 de Outubro e da Unidade de Saúde do Caximba, foram instalados dois módulos móveis de atendimento: o odontomóvel e o consultório na rua.

Entre os atendimentos, 434 foram realizados na Unidade de Saúde, 309 no posto avançado e 833 nos módulos móveis.

Na vila, foram realizadas 111 avaliações odontológicas, 206 orientações para adolescentes e 725 atendimentos diversos, como testes rápidos, consultas, distribuição de preservativos, orientações e encaminhamentos para unidades de saúde.

Já na Unidade de Saúde, foram feitos 434 atendimentos, dentre os quais entrega de medicamentos, tratamento de verminoses, consultas, exames de sífilis, HIV e hepatites e vacinação.

Emprego, Justiça e castração
Outros serviços também tiveram demanda. O Sine Móvel, na área de emprego, por exemplo, registrou 160 atendimentos (73 emissões de carteira de trabalho e 65 consultas a vagas de trabalho).

O Justiça no Bairro, programa do Tribunal de Justiça do Paraná, por sua vez, fez um total de 213 atendimentos entre os 24 serviços prestados (como registros civis, divórcios, entre outros). O Tribunal Regional Eleitoral fez 103 emissões de títulos eleitorais, e houve ainda um casamento coletivo para 55 casais. O programa foi realizado na regional a pedido da Prefeitura.

Quarenta e oito pessoas foram fazer cadastramentos para castração de seus animais de estimação e sete para poderem se beneficiar das vantagens do Armazém da Família.

Entre solicitações de orientações e informações diversas, 620 pessoas foram atendidas pela administração regional; 600 pela Fundação de Ação Social (FAS); 80 pela Fundação Cultural; 4 pela Secretaria Municipal de Urbanismo e 4 pela Secretaria Municipal de Finanças.

Enquanto os pais aproveitavam os serviços, 110 crianças da comunidade participaram de atividades recreativas promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Número de atendimentos

1.476

Administração Regional do Tatuquara

Fundação de Ação Social

Justiça no Bairro*

Sine Móvel

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Tribunal Regional Eleitoral

Fundação Cultural

Castramóvel

Companhia de Habitação (Cohab)

Armazém da Família

Secretaria Municipal de Urbanismo

Secretaria Municipal de Finanças

3.456

*Casamento coletivo, divórcio, ratificação de documentos, ofícios, entre outros serviços. Fonte: Administração Regional do Tatuquara e Secretaria Municipal de Saúde e Justiça no Bairro.