Seg, 01/09/14

14/04/2011 17:03:00
principal
  • miniatura

Estão abertas as inscrições para o Desafio Xeque-Mate de Xadrez – 1º Circuito Esportivo Educacional, promovido pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação e Federação de Xadrez do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem devem ser feitas até 25 de abril, com o envio da ficha de inscrição para o e-mail: desafio@fexpar.com.br.

O campeonato é aberto para a comunidade e estudantes das escolas municipais — com limite de 15 alunos por unidade. A participação dos estudantes das escolas municipais faz parte das estratégias da Prefeitura de difundir e divulgar a prática do xadrez nas unidades. Desde o início da década de 1990, o xadrez é uma atividade oferecida aos alunos da rede municipal.

“O principal objetivo do torneio é difundir a prática deste esporte em Curitiba, em especial junto ao público jovem, pois o xadrez possui um grande valor pedagógico e educativo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos jogadores”, diz o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

“Em 2011 reestruturamos o campeonato de xadrez. A partir de agora, será um novo torneio com quatro etapas”, diz o gerente de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Carlos Eduardo Pijak Júnior.

Segundo Carlos, a participação na Copa de Xadrez ajuda a aumentar a auto-estima dos estudantes. "É uma forma de mostrarem suas potencialidades", diz. Outras vantagens são os bons resultados obtidos em outras disciplinas a partir da prática do xadrez.

O torneio terá 15 categorias diferentes, que irá abranger do infantil ao master, além de uma categoria para a pessoa com deficiência visual. Será divido em quatro etapas, com a primeira sendo realizada no dia 30 de abril, a partir das 9h30, no Ginásio de Esportes do Tarumã. As outras etapas acontecerão em maio, setembro e outubro.

O número de inscrições será limitado a 600 participações, com cada equipe podendo contar no máximo com 15 integrantes. A ficha de inscrição pode ser encontrada no site da Prefeitura de Curitiba por meio do link: http://www.curitiba.pr.gov.br/multimidia/00094447.pdf.

Desafio Xeque Mate – I Circuito Esportivo Educacional
Horário: a partir das 9h30
Local: Ginásio do Tarumã, situado à Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749 – Tarumã
Inscrições: desafio@fexpar.com.br