Direitos

Abertas as inscrições para 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

10/10/2017 19:34:00

Estão abertas as inscrições para participar da 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que será realizada em Curitiba nos dias 20 e 21 de outubro, com o tema “O Brasil na década dos Afrodescendentes – reconhecimento, justiça e desenvolvimento” e o objetivo de traçar estratégias para diminuir a discriminação.

A apresentação do encontro foi feita nesta terça-feira (10/10) na sede Prefeitura de Curitiba.

“Existe um ditado que diz que é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Então estamos convocando essa aldeia para reeducar o imaginário coletivo de Curitiba a respeito da população negra”, disse o assessor para as Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura, Adegmar José da Silva, o Candiero.

Ele ressaltou a importância do evento para mudar a mentalidade vigente de que em Curitiba não há negros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital contava com 346.798 negros, pardos e indígenas em 2010 -- ou 20% da população.

Segundo os organizadores, a conferência é uma oportunidade de diálogo democrático da sociedade civil organizada com o poder público municipal.

“Não se trata apenas de discutir, mas aprovar políticas públicas, entregar aos gestores responsáveis, transformar em um plano municipal e fazer entrar no orçamento”, pontuou a assessora de Direitos Humanos da Prefeitura, Terezinha Beraldo Pereira Ramos.

O presidente do Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper), Denis Denilto, apontou que “portas são abertas” quando a sociedade civil debate com gestores públicos. “Com essa conferência, os poderes Executivo e Legislativo podem perceber a real necessidade da população”, afirmou.

Para Saul Dorval da Silva, vice-presidente do Comper e presidente da comissão organizadora da conferência, o encontro também vai ser um momento importante para debater a criação de uma coordenadoria específica para as políticas de igualdade racial na Prefeitura de Curitiba. “A sociedade vai decidir se quer ou não”, disse.

A conferência
Os interessados poderão participar da conferência como delegado, que possui direito a voz e voto, ou como ouvinte, que possui direito a voz, mas não a voto (saiba mais abaixo). Para ser delegado da sociedade civil, é preciso representar entidades que trabalhem com a temática étnico-racial. Já os delegados do poder público municipal serão indicados pela Prefeitura.

O objetivo do encontro é traçar estratégias para enfrentar a discriminação em razão da raça, cor, etnia, religião e origem. Ao término do evento, serão votadas as propostas dos grupos de trabalho e eleitos os delegados para participar da etapa estadual, que acontece de 24 a 26 de novembro, em Curitiba. A conferência nacional está programada para os dias 27 e 30 de maio de 2018, em Brasília.

ONU
O tema da conferência foi inspirado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra a década dos afrodescendentes entre 2015 e 2024. No evento, serão abordados quatro eixos temáticos: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e discriminação múltipla ou agravada.

Nos dois dias de conferência, esses temas serão expostos em mesas redondas por palestrantes convidados. Além disso, os participantes, divididos em grupos de trabalho, vão propor políticas públicas, estratégias e projetos para enfrentar a discriminação racial.

Conheça melhor os eixos temáticos do encontro
Reconhecimento: políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura, liberdade religiosa e comunicação.

Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso a terra e a cidade e direitos humanos.

Desenvolvimento: trabalho, desenvolvimento social, juventude, esporte, turismo, meio ambiente e saúde.

Discriminação múltipla ou agravada: gênero, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), juventude e liberdade religiosa.

Sexta-feira (20/10)

• 18h às 20h - Credenciamento
  • 20h - Cerimônia de abertura e aprovação do regimento

Sábado (21/10)

• 8h às 9h - Credenciamento
  • 9h às 12h - Mesa redonda e debate
  • 12h às 14h - Intervalo
  • 14h às 15h30 - Grupos Temáticos
  • 15h30 às 17h - Plenária
  • 17h - Eleição de delegados(as) para a etapa estadual
  • 18h - Referendo e encerramento

3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Data: 20 e 21 de outubro de 2017
Tema: O Brasil na década dos Afrodescendentes – reconhecimento, justiça e desenvolvimento
Local: Facear – Campus Sítio Cercado
Rua Dr. Levy Buquera, 589

Para se inscrever basta preencher o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/pA6EHrIZECagSbRP2

Dúvidas pelo e-mail iiicompir@pmc.pr.gov.pr ou pelo telefone 3352-3833

Presenças
Também estiveram presente na apresentação da conferência: César Prevedello Coelho, da Assessoria dos Direitos Humanos da Prefeitura, o vereador Professor Silberto,  Daniel Abidemi Adebayo Majaro, presidente do Grupo Afro Globo e o professor Alexandre Cesar, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Campo Largo.