Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Foto dos parques de Curitiba

Nossos parques são nossas praias

Curitiba não tem mar, mas um mar de verde está à disposição da população, em 30 parques e bosques municipais e dezenas de praças, jardins e jardinetes.

No início dos anos 1970, foi tomada uma decisão estratégica em relação aos vazios urbanos: em vez de loteá-los, a Prefeitura optou por fazer dessas áreas uma "reserva de mercado" ecológica. Nelas foram implantados, a partir de 1972, parques e bosques com funções de preservação, saneamento,lazer e contenção de enchentes. Na época havia apenas um parque, o velho e central Passeio Público, de 1886.

A cobertura verde dos maciços vegetais, somada à vegetação esparsa, garante a cada curitibano o indice de 51m² de área verde.

A cidade foi pioneira, no País, na separação do lixo doméstico, com o programa "Lixo que não é Lixo", de 1989, que gerou variantes como o Câmbio Verde - troca de lixo reciclável por alimentos de época in natura - e Compra do Lixo em locais mais distantes.

Dos programas de educação ambiental, o destaque é Olho d' Água, uma parceria da Prefeitura com a comunidade. Sob a supervisão de técnicos municipais, estudantes das escolas públicas monitoram a água das principais bacias hidrográficas de Curitiba.

Do simples plantio de árvores a todo o complexo de produção vegetal, do pequeno jardinete ao parque gigantesco, da atitude de "se-pa-rar" o lixo em casa até a transformação de plástico, lata e papel em novos produtos, Curitiba se empenha em preservar e melhorar o espaço de vida coletivo dos habitantes, por uma vida com mais qualidade e com um olhar generoso na direção das gerações futuras.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484