Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Mudan�a f�sica

Mudança Física

O plano, que delimitara o Setor Histórico de Curitiba por decreto, em 1971, e inaugurara em dezembro do mesmo ano o Teatro do Paiol, enfrentou sua primeira batalha em maio de 1972. Foi o fechamento da rua XV de Novembro ao tráfego de veículos, num trecho inicial entre as ruas Ébano Pereira e Barão do Rio Branco, tarefa empreendida em 48 horas, num final de semana, com início de madrugada, para impedir que os comerciantes - imaginando prejuízo para seus negócios - impetrassem mandado de segurança contra a medida.

No projeto da Serete, foram indicadas para Curitiba as vias principais, as grandes estruturais Norte-Sul e Leste-Oeste. A equipe do Ippuc apeifeiçoou a idéia com o sistema trinário, implantado da seguinte fonna: uma via em duas mãos, de tráfego lento, com pista central exclusiva para transporte coletivo e mais duas vias paralelas, cada uma num sentido (ida e volta), ambas de tráfego rápido.

Outra idéia do Plano Diretor foi a da criação dos parques, porque Curitiba precisava de áreas verdes. Deliberou-se que, em vez dos loteamentos nos grandes vazios urbanos, era prioritário desapropriar áreas e implantar parques, prevenindo a cidade das enchentes e promovendo o seu saneamento básico.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484