Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Mudan�a econ�mica

Mudança Econômica

O Plano Diretor de Curitiba deu inicio à transformação econômica, com a implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC, hoje Curitiba S.A.) já indicada no plano preliminar. Começou em 1973, numa área pouco habitada e úmida, de 43,7 milhões de metros quadrados, na parte Oeste da cidade.

A localização se definiu em função de vários fatores, entre os quais tendência de crescimento de Curitiba para Oeste; características do terreno, com bom suporte para indústrias; topografia favorável; direção dos ventos; e local para implantação de cinco vias de acesso, as conectoras, todas em condições de se integrar ao sistema trinário. A CIC foi planejada e executada como uma cidade completa dentro da cidade maior, e não como um distrito industrial isolado.

Os recursos, disponíveis por uma conjuntura internacional favorável, os incentivos fiscais, a qualidade de vida, a infra-estrutura de apoio e iniciativas bem sucedidas de marketing direto atraíram indústrias e viabilizaram a CIC, que deu origem ao bairro Cidade Industrial.

Hoje, a Curitiba S.A. é responsável por 50 mil empregos diretos, 150 mil indiretos e por 25% do ICMS industrial do Paraná.

O Plano Diretor de Curitiba dotou a cidade de um caminho, a partir da decisão histórica do futuro desejado. Envolveu, além dos aspectos físico e econômico, um terceiro, o cultural. A transformação cultural foi desencadeada a partir do fechamento da rua XV de Novembro aos automóveis, quando os cidadãos passaram a discutir a cidade e o plano, e a sentir-se parte de seu espaço coletivo de vida.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484