Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Cidade integrada

Cidade Integrada

O terceiro grande plano urbanístico de Curitiba é o que está em vigor. Nasceu na década de 1960, quando ganhou força a idéia de um planejamento global e integrado. Foi aberta concorrência, em nível nacional, para escolher a firma que elaboraria o Plano Diretor de Curitiba. Venceu-a a empresa paulista Serete, que desenvolvia os trabalhos em São Paulo e, duas vezes por mês, promovia reuniões em Curitiba com uma equipe local, que derivou na Appuc - Assessoria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Ela foi transformada, em 1965, no Ippuc - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Feito e entregue um esboço do Plano Diretor, o Ippuc ficou encarregado de desenvolvê-lo em todos os detalhes. A Prefeitura promoveu seminários intitulados "Curitiba de Amanhã", para discussão do plano com todas as instituições representativas da população. A filosofia foi a integração de funções (habitar, circular, trabalhar, recrear-se) e serviços urbanos, a partir de um tripé: transporte, sistema viário e uso do solo passaram a ser pensados em conjunto.

O Plano Diretor de Curitiba passou da teoria para a prática a partir de 1971 e pautou três transformações básicas na cidade: a física, a econômica e a cultural.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484