Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Zoológico e Passeio Público

 

Passeio Público

A cidade de Curitiba conta com dois parques abertos à visitação pública, que abrigam coleções de animais de vários grupos e espécies: o Passeio Público (inaugurado em 1886) e o Zoológico de Curitiba (inaugurado em 1982).

O Passeio Público é o mais antigo e central parque de Curitiba, e já no século XX passou a abrigar o primeiro zoológico da cidade. Nos 69.285m² se encontram espécies nativas e exóticas da flora e fauna. Além de abrigar aves e pequenos primatas, dispõe de uma casa de répteis e um aquário. Está aberto ao público de terça a domingo das 06h às 20 horas.

Horário de funcionamento do terrário e do aquário: Terça a sexta - 9h às 16h30; Sábados, domingos e feriados - 9h às 15:45h

O Passeio Público localiza-se no Centro de Curitiba, entre as ruas Carlos Cavalcanti, Avenida João Gualberto e Presidente Faria.

 

Passeio Público

Portal de acesso ao Passeio Público: Arquitetura inspirada no portão do Cemitério de Cães de Paris

 

Zoológico

O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados e atualmente está entre os cinco maiores zoológicos do Brasil. Recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e é aberto ao público de terça a sexta das 9h às 17h e sábado, domingo e feriados das 10 às 16 horas..

O acervo de animais do Passeio Público e do Zoológico tem aproximadamente 2.370 espécimes, representados por diversos grupos de aves, mamíferos e répteis, exóticos e nativos, abrigados em recintos que buscam proporcionar conforto e bem-estar aos animais.

 

Zoológico

Entrada do Zoológico

 

Concomitante aos trabalhos de exposição de animais, envolvendo desde a construção de recintos adequados até a obtenção de novos animais, o Zoológico conta com diversos programas de reprodução com enfoque preferencial aos animais nativos e em risco de extinção, buscando parcerias e desenvolvendo pesquisas junto a Universidades e outras instituições.

No interior do parque, próximo ao recinto do chimpanzé, está o Centro de Educação Ambiental no qual o visitante poderá ver de perto alguns animais nativos taxidermizados (empalhados) e participar de atividades lúdicas e de sensibilização, voltadas para conservação da natureza. Grupos organizados de diversas instituições e escolares podem ser atendidos de maneira personalizada por meio de agendamento prévio. Maiores informações no 3378-1515.

 

Zoológico

Os Leões  Simba e Rawel são alguns dos animais preferidos de quem visita o Zoológico de Curitiba

 

O Zoológico está localizado no bairro Alto Boqueirão.

De carro: o acesso pelo Jardim Paranaense se inicia na Rua Eduardo Pinto da Rocha, seguindo pela Rua João Miqueletto, que dá  acesso ao estacionamento do Zôo.

De ônibus: saindo da Praça Carlos Gomes até o terminal do Boqueirão, ou o ligeirinho Centro Cívico-Boqueirão, ou linha São José  – Boqueirão (antiga São José Barreirinha). No terminal do Boqueirão pegar o ônibus Zoológico e descer no ponto final. Aos domingos, funciona ainda a linha Pinheirinho – Zoológico, saindo do Terminal do Pinheirinho e tendo como ponto final o Zoológico.

Mais informações pelo telefone 3378-1221 e e-mail: zoo@smma.curitiba.pr.gov.br

 

Em ambos os parques a visitação é gratuita.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484