Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Pesquisa, Flora e Fauna

 

As atividades de pesquisa em flora e fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente são desenvolvidas no âmbito dos seus Departamentos de Produção Vegetal e de Zoológico, objetivando manter os aspectos da conservação ambiental em diferentes áreas verdes do município, além de possibilitar a obtenção de dados científicos sobre as interações da flora e da fauna com o avanço da ocupação urbana.

Para tanto, são desenvolvidos trabalhos de acompanhamento de diferentes espécies animais e vegetais em diferentes setores da cidade, com significativos investimentos em infra-estrutura e pessoal capacitado.

No âmbito do Zoológico têm sido desenvolvidos trabalhos voltados à reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, cujos resultados apresentam reconhecimento nacional. No Museu de História Natural do Capão da Imbuia existem milhares de espécimes de animais da fauna da Capital e do Estado do Paraná, devidamente identificadas e tombadas, cujas coleções têm servido de suporte para inúmeros trabalhos de tese de Mestrado e Doutorado em diferentes áreas da Biologia, bem como são utilizadas pela rede municipal de ensino e por universidades, em atividades de educação ambiental.

No Museu Botânico, situado no Jardim Botânico Municipal, executam-se atividades de coleta e pesquisa da flora local e nacional, educação ambiental e exposições. O museu possui rico material para pesquisa através de suas coleções científicas: carpoteca, xiloteca e o quarto maior herbário do Brasil.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484