Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Parques e Bosques

 

Bosque de Portugal

 

Bosque de Portugal

Bosque de Portugal, mais uma opção de lazer para o curitibano, homenageia o povo português e sua grande influência cultural no Brasil. Foi inaugurado em 19 de março de 1994 e contou, na ocasião, com a presença do presidente de Portugal, Mário Soares. O bosque, com área de 20.850 metros quadrados fica localizado entre as Ruas Fagundes Varella e Osório Duque Estrada, no Jardim Social. É a primeira grande área verde preservada do bairro e abriga uma sede de escoteiros e um bosque de mata nativa.

No meio da mata e ao longo do córrego, foi construído um caminho de pedras, que recebeu o nome de Alameda dos Cantares. Vinte pilares foram erigidos, onde estão embutidos trechos de poesias de autores luso-brasileiros. Nestes murais estão homenageados Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Antero de Quental, Antonio Nobre, Almeida Garret, Camilo Pessanha, Cláudio Manoel da Costa, Gonçalves Dias, Sá Carneiro, Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Olavo Bilac, Sophia de Mello Breynner, Mário de Andrade, Tasso da Silveira, Carlos Drummond de Andrade e Eugênio de Andrade.

A área de animação foi construída em piso de mosaico, com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, fazendo menção às grandes navegações portuguesas. Está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau)

O portal de acesso ao Bosque de Portugal é pela Rua Fagundes Varella, onde foi construído um painel decorativo em azulejos, o marco da poesia e a praça de eventos. Uma pista de cooper faz o elo de ligação, contornando todo o bosque, passando por três pontes que cortam o córrego Tarumã, abrangendo a Rua São Francisco Stóbia e Bernardo Pericás e a praça das 7 nações de língua portuguesa.

 

  • Área: 20.850 m2
  • Localização: Rua Fagundes Varella X Rua Osório Duque Estrada
  • Bairro: Jardim Social
  • Ano de Implantação: 1994
  • Acesso: Gratuito
  • Fauna: Tico-tico, corruíra, sabiá, sanhaço, morcego, gambá.
  • Flora: Açoita-cavalo, cambará, aroeira, branquilho, pitanga, tarumã, gabiroba, chuva de ouro, espora de galo, canela, miguel pintado, timbó, pororoca, araça, corticeira do banhado, ipê, araucária.
  • Equipamentos: Pista de cooper, recantos.

 

Horário de funcionamento:

De segunda-feira à domingo, ininterrupto.

 

Ônibus:

  • Hugo Lange (Praça Santos Andrade)

 

Voltar

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484