Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Administrações Regionais e

Bairros

O que são administrações regionais?

Administrações regionais representam a presença do governo municipal em todos os setenta e cinco bairros, que formam as 10 Regionais. Com a missão de coordenar as ações voltadas ao planejamento local, considerando as particularidades físico-territoriais, fomenta a expressão da vontade popular e as possibilidades econômicas, compatibilizando o planejamento da cidade como um todo.

São responsáveis por conectar as ações das Secretarias e Órgãos que compõem a gestão aos reais interesses da comunidade. A sua estrutura está implantada nas Ruas da Cidadania.

 

O que são Regionais?

Regional é a área de abrangência de cada território em que a cidade está dividida administrativamente. Curitiba possui dez Regionais, destinadas à operacionalização, integração e controle das atividades descentralizadas.

 

O que são Ruas da Cidadania?

Rua da Cidadania é o equipamento público onde são ofertados os serviços de infraestrutura urbana, ambiental, econômica e de caráter social. Nas Ruas da Cidadania estão implantadas as Unidades Administrativas de diversos órgãos e entidades do poder público municipal que atuam de forma regionalizada e, em algumas, também das esferas estadual e federal, espaços de esporte e lazer comunitários e rede de comércio.

O formato regionalizado aproxima a gestão do atendimento às demandas do cidadão. A Rua da Cidadania tornou-se referência como polo aglutinador de todos os tipos de manifestação: cultural, esportiva, participação comunitária, reivindicações e reclamações, oportunizando um expressivo exercício da cidadania, servindo de apoio estratégico à descentralização da administração pública.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484