Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Limpeza Pública

 

Outros Serviços

 

Varrição Manual

Consiste em remoção ou retirada de resíduos, que ocorrem nas vias públicas por fenômenos naturais, como é o caso de folhas e flores de árvores, de terra e areia trazidas de terrenos baldios e construções, pelas chuvas, e os resíduos que surgem por motivos acidentais, como papéis, embalagens e detritos atirados nos passeios ou jogados dos veículos. Hoje o plano de varrição manual divide-se em áreas: Varrição Manual com Repasse e Varrição Manual sem Repasse.

Varrição com repasse - é adotada no anel central da cidade, objetivando a limpeza das áreas comerciais, de turismo e pontos de intenso tráfego de transeuntes (calçadões). Este sistema, consiste em duas varrições no mesmo trecho diariamente, ou seja o varredor desenvolve um percurso de ida e volta.

Varrição sem repasse - adotadas nos bairros que circundam o centro de Curitiba, onde o varredor desenvolve um percurso somente de ida. Neste sistema há duas freqüências distintas, em uma área a varrição é diária, e na outra a varrição é executada 3 (três) vezes por semana.

 

Varrição Mecânica

É realizada nas vias que possuem asfalto e meio-fio; e em vias onde a varrição manual não atua. Este sistema de varrição, consiste em retirar através de motovarredeiras, os resíduos acumulados juntos ao meio fio

 

Desobstrução de Vias e Logradouros Públicos

Consiste na remoção mecânica de entulhos depositados em vias e logradouros públicos. Este serviço é executado quando não se consegue identificar o infrator.

 

Limpeza Especial

As equipes de limpeza especial executam os serviços de varrição manual, capinação, raspagem e roçada em vias rápidas e vias de acesso à cidade.

Estas equipes executam também os serviços de lavagem de dômus e calçadões e raspagem de cartazes colados em bens públicos.

 

Limpeza e Lavagem de Feiras-Livres

Consiste na varrição manual, coleta e transporte dos resíduos gerados nas vias onde as mesmas foram realizadas, bem como, sua posterior lavagem com caminhão auto-pipa.

Hoje são realizadas aproximadamente 65 feiras-livres por semana.Todos os resíduos provenientes destes serviços são enviados ao Aterro da empresa Estre Ambiental, no Município de Fazenda Rio Grande.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484