Registrar
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal

do Abastecimento

Feiras Livres de Curitiba

As tradicionais feiras de Curitiba foram iniciadas pelos imigrantes alemães, poloneses e italianos, que em meados do século XIX, com suas carroças, lançaram a concepção desse tipo de comercialização de hortifrutigranjeiros cultivados nas chácaras então distantes do centro da cidade.

Hoje, além desses produtos, também oferecem frios, carnes, pescados, massas e alimentos produzidos artesanalmente, além de acessórios como luvas, meias e confecções.

As Feiras Livres de Curitiba, coordenadas pela Secretaria Municipal do Abastecimento, desenvolvem sua atividade comercial em ruas e praças da cidade em locais e horários determinados pela municipalidade.

As Feiras Livres volantes são realizadas de 3ª feira a domingo, no horário das 7 às 11:30 horas em 38 diferentes pontos da cidade.

Nas Feiras Livres Volantes, predomina a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros com 60% do movimento. A feira é complementada com outros produtos de primeira necessidade e de uso doméstico, como, cereais, carne verde, carne de frango, doces caseiros, lanches (pasteis e salgados), conservas em geral, frios e lacticínios, peixaria, sementes e temperos, armarinhos etc.

 

Outros Tipos de Feira

A Secretaria, coordena outros tipos de feira organizadas com as mesmas características e objetivos diferenciados:

Feiras Noturnas

São realizadas14 feiras semanais de 2ª a 6ª feira no horário das 17 às 21 horas. Nas Feiras Noturnas, além dos produtos das Feiras Livres, o consumidor encontra também comidas típicas regionais e internacionais, ou seja, comidas baianas, mineira, japonesas, francesas, polonesas, ucraniana, belga, italiana, portuguesa, chilena etc.

 

Feira Gastronômica

A Feira Gastronômica é realizada todos os sábados na Rua Carneiro Lobo – Batel no horário das 12 às 21 horas, 5ª feiras no bairro Cristo Rei, das 17 às 22 horas, e 6ª feira se no Capão Raso. Nestas feiras exclusivamente reservada para refeições, o consumidor encontra comidas típicas de diversos países e de algumas regiões brasileiras conforme o que foi relacionado nas Feiras Noturnas.

 

Feira Orgânica

A Feira Orgânica tem como objetivo comercializar frutas e verduras cultivadas sem produtos agrotóxicos e divulgar os produtos orgânicos junto à comunidade, bem como atrair novos produtores para esse segmento da agricultura. Acontecem 14 feiras semanais, em ruas e praças da cidade, em horários definidos pela municipalidade.

 

Feira do Litoral

A Feira do Litoral tem como objetivo abrir espaço para os produtores rurais do litoral paranaense. Acontecem todos os sábados na Praça 19 de Dezembro. Esta feira oferece produtos originários do litoral paranaense, frutas, verduras, e produtos de industrialização caseira. Predomina a oferta de pescados a preços favorecido 

 

Programa Direto da Roça e Mar

O Programa Direto da Roça e Mar tem como objetivo dar oportunidade para o produtor rural da região metropolitana comercializar os produtos de sua lavoura. Sendo assim a Secretaria autoriza a montagem de no máximo 3 barracas em locais pré-determinados da cidade, preferencialmente em bairros onde não existam feiras livres. Este tipo de eira acontece aos sábados e domingos das 8 às 12h horas.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484