Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal

do Abastecimento

Feiras Livres de Curitiba

 

As tradicionais feiras de Curitiba foram iniciadas pelos imigrantes alemães, poloneses e italianos, que em meados do século XIX, com suas carroças, lançaram a concepção desse tipo de comercialização de hortifrutigranjeiros cultivados nas chácaras então distantes do centro da cidade.

Hoje, além desses produtos, também oferecem frios, carnes, pescados, massas e alimentos produzidos artesanalmente, além de acessórios como luvas, meias e confecções.

As Feiras Livres de Curitiba, coordenadas pela Secretaria Municipal do Abastecimento, desenvolvem sua atividade comercial em ruas e praças da cidade em locais e horários determinados pela municipalidade.

As Feiras Livres volantes são realizadas de 3ª feira a domingo, no horário das 7 às 11:30 horas em 41 diferentes pontos da cidade.

Nas Feiras Livres Volantes, predomina a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros com 60% do movimento. A feira é complementada com outros produtos de primeira necessidade e de uso doméstico, como, cereais, carne verde, carne de frango, doces caseiros, lanches (pasteis e salgados), conservas em geral, frios e lacticínios, peixaria, sementes e temperos, armarinhos etc.

O movimento comercial da feira apresenta os seguintes números:

  • Número de feirantes: 254, sendo 38 produtores;
  • Empregos direto e indireto aproximadamente 3240;
  • Total de feiras: 6 diárias, 9 aos sábados e domingos;
  • Média semestral de comercialização 896 toneladas.

 

Outros Tipos de Feira

 

A Secretaria, coordena outros tipos de feira organizadas com as mesmas características e objetivos diferenciados:

 

Feiras Noturnas

São realizadas 9 feiras semanais de 3ª a 6ª feira no horário das 17 as 21 horas. Nas Feiras Noturnas, além dos produtos das Feiras Livres, o consumidor encontra também comidas típicas regionais e internacionais, ou seja, comidas baianas, mineira, japonesas, francesas, polonesas, ucraniana, belga, italiana, portuguesa, chilena etc.

N.º de permissionários: 131

Empregos diretos e indiretos aproximadamente 513.

Média semestral de comercialização 190 toneladas.

 

Feira Gastronômica

A Feira Gastronômica é realizada todos os sábados na Rua Carneiro Lobo – Batel no horário das 12 às 21 horas , 5ª feiras no bairro Cristo Rei, das 17 às 22 horas, e 6ª feirase no Capão Raso.Nestas feiras exclusivamente reservada para refeições, o consumidor encontra comidas típicas de diversos países e de algumas regiões brasileiras conforme o que foi relacionado nas Feiras Noturnas.

N.º de permissionários: 40.

Comercialização:

  • Porção/Pratos: 4337 média.
  • Salgados/Doces: 6510 média

 

Feira Verde

A Feira Verde tem como objetivo comercializar frutas e verduras cultivadas sem produtos agrotóxicos. Acontecem 6 feiras semanais, aos sábados no passeio público e no Jardim Botânico das 8 as 12 horas e as 3ª feiras no terminal do Campina do Siqueira das 17 as 21 horas nas 4ª feiras na EMATER e Praça do Expedicionário e nas 5ª na Praça do Japão. Sábado Praça da Ucrânia.

N.º de permissionários: 38

Média semestral de comercialização 54.269 Kg.

 

Feira do Litoral

A Feira do Litoral tem como objetivo abrir espaço para os produtores rurais do litoral paranaense. Acontece todos os sábados na Praça 19 de Dezembro, e na Rua Ivo Leão às quartas-feiras no horário das 8 as 14 horas. Esta feira oferece produtos originários do litoral paranaense, frutas, verduras, e produtos de industrialização caseira. Predomina a oferta de pescados a preços favorecidos.

N.º de permissionários: 19

Média de Comercialização:

  • 3.480 Kg Pescados
  • 477 dz ostras
  • 304 lts mariscos.

 

Programa Direto da Roça e Mar

O Programa Direto da Roça e Mar tem como objetivo dar oportunidade para o produtor rural da região metropolitana comercializar os produtos de sua lavoura. Sendo assim a Secretaria autoriza a montagem de no máximo 3 barracas em locais pré-determinados da cidade, preferencialmente em bairros onde não existam feiras livres. Este tipo de eira acontece aos sábados e domingos das 8 às 12 horas.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484