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Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal de

Administração e Recursos Humanos

Manual de Comunicação Escrita Oficial da PMC

 

A Prefeitura Municipal de Curitiba institui este Manual de Comunicação Escrita Oficial com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

A adequada utilização deve propiciar orientações seguras, porém não imutáveis, sobre a redação de documentos. Os tempos e as situações mudam, como também mudam os destinatários, o que justifica e exige atualização periódica dos modelos de documentos oficiais e a substituição, ou até o abandono, de certas fórmulas gastas e estereotipadas. Aqui o redator encontrará a identificação clara e precisa do problema apresentado, ou da situação que o motiva, dos custos que podem acarretar, de seus efeitos práticos, da probabilidade de impugnação judicial, de sua legibilidade, constitucionalidade e de sua repercussão no ordenamento jurídico do Município.

Neste Manual, fonte de consulta permanente para os servidores públicos, serão encontradas normas gerais e técnicas de elaboração e redação de documentos oficiais, além de orientações sobre padrões de procedimento, formato e apresentação das comunicações administrativas escritas.

Por último, encontra-se uma súmula gramatical aplicada, já que a gramática, não sendo considerada um fim em si mesma, é um meio para se atingir o que se convencionou chamar de expressão correta, de acordo com a língua padrão.

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