Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal

do Abastecimento

Agricultura Urbana

 

As ações de Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, são desenvolvidas por meio de 03 (três) programas:

  1. Hortas Comunitárias Urbanas – Caracteriza-se pelo apoio ao cultivo em vazios urbanos na cidade de Curitiba, realizado por cidadãos organizados por meio de Associação de Moradores ou Entidade Social.
  2. Hortas Escolares – Caracteriza-se pelo apoio ao cultivo e ações de educação ambiental e alimentar em pequenos espaços e terrenos localizados nas escolas regulares, integrais, especiais ou centros de educação infantil no município de Curitiba.
  3. Hortas Institucionais – Caracteriza-se pelo apoio ao cultivo em espaços institucionais, tais como CRAS, CREAS, Unidades de Saúde, ONG’s, realizado por funcionários e usuários dos mesmos, com objetivos ocupacionais, terapêuticos ou de caráter social.

Para o desenvolvimento desses Programas é disponibilizado apoio técnico que avalia a viabilidade de implantação e realiza treinamentos teóricos e práticos sobre cultivo e manutenção de hortas. No período inicial são fornecidos insumos para o preparo do solo e plantio.

São as seguintes metas da Unidade de Agricultura Urbana:

  • Promover a segurança alimentar por meio do estímulo à produção e consumo de hortaliças frescas, de qualidade, sem uso de agrotóxicos e de procedência confiável;
  • Facilitar o acesso à alimentação através da produção própria e, com isso, possibilitar a diminuição desse custo no orçamento familiar;
  • Oportunizar a utilização da produção agrícola como ferramenta pedagógica e terapêutica;
  • Resgatar a cultura rural no espaço urbano, aproveitando a experiência agrícola dos moradores locais.

Responsável: Unidade de Agricultura Urbana

Telefone: (41) 3361-2359/3366-2295

Email: agriculturaurbana@smab.curitiba.pr.gov.br

Documentos necessários:

A Associação de Moradores, Entidade, Escola ou Instituição sem fins lucrativos que tiver interesse em fazer parte de um dos programas deverá levar na Regional da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, na Rua da Cidadania correspondente à sua localização, um ofício com a solicitação de inclusão.

A Regional fará uma visita para pré-cadastro e posterior encaminhamento à Unidade de Agricultura Urbana para avaliação técnica.

Horários de Atendimento:

Manhã: 8 às 12h    Tarde: 13 às 17h

SMAB – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Departamento de Unidades de Abastecimento

Unidade de Agricultura Urbana

 

Arquivos para download

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484