Secretaria Municipal

do Abastecimento

Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba - PLAMSAN - Curitiba

Apresentamos o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba – PLAMSAN-CURITIBA. Este Plano representa a consolidação da atuação intersetorial das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional para Curitiba, sendo composto por ações, indicadores e metas dos vários órgãos que realizam ações afetas à área.

Para a elaboração do seu 1º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, Curitiba utilizou como uma de suas bases, o mapeamento das ações de SAN executadas pelos diferentes órgãos representantes do Poder Público, identificando suas potencialidades estimulando assim, a intersetorialidade, e a integralidade possibilitando uma maior capacidade de articulação e sustentabilidade das ações. Este foi o ponto de partida para a construção do Plano Municipal.

A outra base utilizada foram as propostas elaboradas e aprovadas em plenária, resultantes do diálogo e da participação da comunidade durante a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, que ocorreu em 2015, contando com a participação da sociedade civil organizada, de representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e do poder público.

O Plano aqui apresentado é o resultado do desafiante e perene objetivo acolhido por todos que participam da construção e execução da política de SAN em Curitiba, em estabelecer um modelo de monitoramento das ações e acompanhamento de indicadores de forma articulada, considerando o aspecto da transversalidade das ações de SAN.

O PLANSAN – Curitiba terá vigência de 2016 a 2019, possuindo caráter dinâmico de constante construção, estando prevista a sua revisão a cada dois anos.

1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba