Álbum de fotografias

Desenho da fachada da Escola Normal de Curitiba, projetada pelo engenheiro Carlos Ross, que naquele momento exercia o cargo de Diretor de Obras Públicas do Paraná.
Inauguração da Escola Normal de Curitiba, em 22 de setembro de 1922.
Escola Normal de Curitiba, década de 1920.
Vista do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, década de 1960.
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em 2005.
Vista do acesso principal do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em 2008.
Detalhe da entrada principal do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em 2008.
Detalhe da porta de acesso principal do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em 2008. Na grade que protege o vidro encontram-se as iniciais EN, de Escola Normal.
Detalhe do vitral que ilumina a escadaria principal do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em 2008. O desenho ressalta a data de inauguração da escola.
Detalhe da escadaria principal do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em 2008.

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto

O Instituto de Educação do Paraná é umas das instituições mais antigas do Estado. Foi criado em 1876 com o nome de Escola Normal e desde então dividiu suas instalações com o Ginásio Paranaense. Somente em 7 de setembro de 1922, data da comemoração do Centenário da Independência do Brasil, a Escola Normal de Curitiba ganha a sua sede própria, na atual Rua Emiliano Perneta, a qual ficou conhecida por "Palácio da Instrução". A festa mereceu o seguinte comentário do então Presidente do Paraná, Caetano Munhoz da Rocha:

"O Paraná comemorou com toda solenidade a data centenária da Independência Politica da Pátria, fazendo refletir nessas comemorações a sua cultura cívica e o seu desenvolvimento material.(...)

Aqui, na Capital, as festividades tiveram o brilho excepcional que lhes imprimiu o regozijo do povo todo e o encanto que as crianças das escolas, como realce insuperável, sabem dar às delicadas manifestações da sua alma.

O Governo inaugurou o palácio da instrução como padrão da sua nítida compreensão de que, procurando resolver o máximo problema da instrução popular, contribui eficientemente para o engrandecimento da Pátria."

O edifício apresenta construção aprimorada, linhas elegantes e esmerada ornamentação, revelando a importância atribuída naquele momento à formação de professores.

O Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 2004 e é classificado como uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) do município.