Álbum de fotografias

O Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva, na década de 1910. Em primeiro plano, a Avenida São José (atual Marechal Floriano) já pavimentada e com os trilhos do bonde elétrico.
Alunos do Grupo Dr. Xavier da Silva, em frente à escola -1916.
Alunos do Grupo Dr. Xavier da Silva fazendo exercícios em sala de aula -1916.
Alunos do Grupo Dr. Xavier da Silva no pátio da escola –década de 1920.
Vista da ala central do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em 2008.
Detalhe da ala central do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em 2008.
Detalhe da ornamentação da ala central do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em 2008. Em destaque, a placa indicativa da escola, a colunata coríntia e o frontão localizados na esquina das avenidas Silva Jardim e Marechal Floriano.
Fotografia: Elizabeth Amorim de Castro.
Detalhe da marquise metálica do acesso à ala central do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em 2008.
Detalhe ornamental da janela do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, em 2008.

Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva

A elegante sede do então Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva, projetada pelo engenheiro Candido de Abreu, simboliza e materializa o início do ensino seriado no Paraná e a importância da educação para a República. Sua inauguração deveria fazer parte das comemorações do cinquentenário da Emancipação da Província do Paraná, em 19 de dezembro de 1903. A obra, no entanto, não foi concluída a tempo e a escola passou a funcionar somente no ano seguinte.

Em 1907, a escola possuía 315 alunos, distribuídos em cinco turmas. Ao longo da trajetória de mais de cem anos, o Xavier da Silva consolidou sua importância na história e na memória de Curitiba e dos curitibanos.

Mesmo com a ampliação de sua estrutura física, o edifício inicial projetado por Candido de Abreu mantém a imponência e importância. O Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva é tombado pelo Patrimônio Estadual (2012) e reconhecido como uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) do município.